As Noticias Brasil

Secretaria de Saúde finaliza programação do mês de combate às hepatites virais

AÇÕES

Atividades incluíram blitz educativa, palestras e testagem

Por Luana Barros

Na terça-feira (26), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou ação de encerramento da campanha alusiva ao combate às hepatites virais. Atividade ocorreu no Centro de Promoção da Saúde da Unimed e contou com testagem e palestra sobre a prevenção das doenças. Hospital das Clínicas, Centro Pop, Senac e Associação Pró-Idoso também receberam ações no decorrer do mês e uma blitz educativa foi realizada no calçadão.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, explica um pouco sobre como buscar tratamento na rede municipal de Imperatriz. “A partir do momento em que o teste apresenta resultado positivo, o paciente é orientado a realizar acompanhamento no Programa Municipal de Hepatites, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, lá realizamos os exames complementares”.

A enfermeira Marcela Régia, que coordena o programa IST/AIDS no município, dá mais detalhes das atividades realizadas, que tiveram a finalidade de trabalhar a conscientização da população e mobilizar sobre a prevenção, tratamento e a importância do combate de todos os tipos de hepatites. “Por se tratar de uma doença que se desenvolve de forma silenciosa, é importante que a população tenha acesso às informações”, explicou.

O que são hepatites virais?

Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado provocada por um vírus. As categorias das hepatites são: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”.  As mais perigosas são B e C, porque podem desencadear cirrose e câncer no fígado. A hepatite B é a mais perigosa, pois não tem cura, mas tem tratamento. Já a C pode ser negativada.

ASCOM/ITZ

 

NAS RUAS DE IMPERATRIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima