HABITAÇÃO
Reunião com moradores foi mediado pelo secretário da Serf, Jefferson Sales, além de representantes do município e comunidade
Por Islene Lima
Mais um passo foi dado para a regularização do bairro Alto das Brisas. Na noite da última quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Serf), esteve reunida com residentes do local, e representantes da associação dos moradores, para tratar sobre os próximos passos que serão aplicados no setor.
Na oportunidade, o encontro foi mediado pelo secretário da Serf, Jefferson Sales, que acompanhou de perto toda a luta dos moradores, em busca do tão sonhado registro imobiliário desses moradores. Ele enfatiza que mais de 250 famílias serão contempladas com a regularização.
“Foram anos de luta, só para se ter uma ideia o conflito desse bairro durou em média 11 anos, e só agora na gestão Assis Ramos, que finalmente esses moradores terão de fato e verdade a documentação, e para nós isso é motivo de grande alegria, já que não foi um processo fácil, visto que envolvia não apenas o setor público, mas também o privado, ou seja, foram várias ordens judiciais, audiências de conciliação, e não menos importante, muito diálogo para chegar nessa fase”, pontua Jefferson.
O secretário explica ainda que os primeiros passos para a regularização fundiária do bairro, será feito por meio de medições, levantamento e mapeamento. A equipe da Serf fará todo esse trabalho, passando de casa em casa com colete de identificação, para iniciar o trabalho de coleta de dados. Ele pontua que os serviços serão conduzidos por quadras.
Vale reforçar que, por ordem da Juíza e Dra. Ana Lucrécia, que intermediou e fez a conciliação de todo o processo do Alto das Brisas, apenas os requerentes que possuem imóvel comprovado de compra ou habitação, até 19 de agosto de 2021, serão contemplados com o registro imobiliário totalmente gratuito, por meio do município.
Para a moradora Larissa Rodrigues, de 29 anos, residente no Alto das Brisas há oito anos, o momento é de felicidade. Ela relembra que esse bairro foi ocupado, as famílias forram chegando, construindo, e sempre tinha aquele medo de tomarem, ou expulsarem eles, e vendo que agora o processo está de fato andando, é gratificante.
“Estou muito feliz, a expectativa é grande, pois saber que nós teremos o documento do nosso imóvel, é a maior felicidade que eu vou ter na minha vida, visto que eu não tenho bem nenhum, e agora sabendo que terei minha documentação em mãos será a maior alegria das nossas vidas”, pontua Larissa.
Além do debate da regularização fundiária, o secretário da Sinfra, Fábio Hernandez, também esteve presente na reunião, reforçando o compromisso da gestão com a população do bairro Alto das Brisas. Ele explica que trabalhará juntamente com toda a equipe, para que a infraestrutura do local receba diversas frentes de serviços.
É importante salientar que todo o processo do bairro será feito gradualmente, seguindo todas as etapas vigentes em lei, conforme a Reurb, que trata dos conjuntos de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas aos núcleos urbanos informais.
ASCOM/ITZ