CRESCIMENTO
Expectativa é que esse crescimento se mantenha nos próximos meses, consolidando ainda mais a cidade como um centro de empreendedorismo e progresso.
Por Regilson Borges
A segunda maior cidade do estado apresenta forte crescimento econômico em 2023. A abertura de novas empresas em Imperatriz, a partir de dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), mostra que 35.753 estão ativas na cidade, e dessas, 1.837 foram abertas até julho deste ano.
Dentre o total de empresas abertas, um destaque significativo vai para os Microempreendedores Individuais (MEI), que correspondem a 16.883 empreendimentos formalizados. Esse número representa um importante aumento no número de empreendedores individuais na região.
Os setores que mais se destacaram na abertura de empresas em Imperatriz foram os de serviços e comércio, seguidos por indústria, construção e agropecuária. Esses segmentos são considerados pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade, impulsionando a geração de empregos e o crescimento sustentável.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, ressaltou a importância desses resultados para a cidade de Imperatriz. “O aumento do número de empresas fortalece a economia local, aumenta a arrecadação de impostos e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, a abertura de novos negócios oferece oportunidades de trabalho e estimula a competitividade no mercado”, diz o secretário.
O crescimento expressivo do empreendedorismo em Imperatriz é um sinal positivo para a região, demonstrando que há confiança dos investidores e empreendedores na cidade. A Prefeitura de Imperatriz tem buscado incentivar o desenvolvimento empresarial por meio de programas e políticas voltadas para a atração de investimentos e o apoio aos empreendedores locais.
Com a abertura de mais de 1.837 mil empresas até julho deste ano, Imperatriz reafirma seu potencial como um importante polo econômico do estado. A expectativa é que esse crescimento se mantenha nos próximos meses, consolidando ainda mais a cidade como um centro de empreendedorismo e progresso.
Região Metropolitana
Dado importante que mostra o potencial de Imperatriz, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a Região Metropolitana do Sudoeste do Maranhão, que conta com mais de 700 mil habitantes. Além de Imperatriz, mais 22 municípios fazem parte, e juntos, movimentam um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 14 bilhões de reais.
ASCOM/ITZ
YOU TUBE – NAS RUAS DE IMPERATRIZ